Vereador Rosivaldo Cordovil Presidente da Comissão de Transporte da CMM participa de audiência pública no MP

Representando a Câmara Municipal de Manaus, o vereador Rosivaldo Cordovil (PODEMOS)-Presidente da 8ª Comissão de Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade-COMTMOP, participou na manhã de hoje (20) da Audiência Pública realizada no Ministério Público do Estado do Amazonas, que contou com a presença de representantes de vários órgãos do Estado. Coronel David Brandão, Comandante da Polícia Militar do Amazonas, Coronel Ronaldo Brito, Superintendente da SMTU,  Sr. Carmine Furllet, Presidente do Sindicato das Empresas do Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas , Dr. Fernando Borges, Advogado do Sinetram, Representantes da Comissão de Transporte e do Consumidor da OAB-AM, também participaram da audiência, bem como a Promotora de Justiça de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público do Estado do Amazonas, Sheila Andrade dos Santos, foram alguns que estiveram presentes na audiência pública, sobre a falta de segurança no transporte público da capital.

Aberta a audiência, a promotora de justiça Dra. Sheila Andrade, solicitou que o Presidente do Sinetram se pronunciasse a respeito da reunião ocorrida na sede da Superintendência Municipal de Transportes Urbano- SMTU na tarde de quarta-feira (19), onde a maioria dos presentes participaram. Segundo Carmine Furlette, garantiu que o Sindicato vem tomando medidas que visam garantir a segurança dos usuários e colaboradores do sistema de transporte.

Além disso, foi apresentado também pelo Sinetram, o Projeto Piloto que visa garantir linhas seguras, retirando de circulação o pagamento em espécie nos coletivos, e dando aos usuários a possibilidade de utilizarem o cartão para o pagamento dos créditos, cartão este que será disponibilizado pelo próprio Sinetram, e o que é melhor, de forma gratuita. “Este projeto que queremos implantar aqui na Capital, já existe em outras cidades do país, e nesse caso, em algumas delas, o índice de assaltos em coletivos diminuiu consideravelmente, em outras, simplesmente acabaram,” ressaltou o Furlette.

Para Rosivaldo, este acredita que o Projeto Piloto apresentado pelo Sinetram,  possa ser também ser uma solução na tentativa de frear esse problema que vêm tirando a paz da população da cidade. Pois segundo Ele, tem que se pensar também no remanejamento dos cobradores, para que estes não sejam prejudicados, mas sim capacitados para exercerem outras funções na empresa.

Outra importante sugestão do parlamentar, é que o próprio Sinetram reúna com todos os órgãos envolvidos para que se faça uma ação de divulgação sobre os pontos de venda de créditos disponíveis para a população, bem como uma campanha de conscientização e ações preventivas aos usuários do transporte, sugeriu ainda que utilizem todos os meios disponíveis para repassar essas informações, principalmente através das redes sociais, que é justamente o que mais se usa no momento.

Outro ponto discutido em audiência, foi sobre o transporte gratuito no dia de eleição, que não registrou nenhum assalto na capital. O que leva acreditar que o Projeto tem tudo para dar certo.

Questionado pela promotora de justiça, o Presidente do Sinetram informu já teve uma conversa prévia com o Prefeito da cidade, e este garantiu que o prefeito sinalizou de forma positiva para implantação do Projeto. “Acreditamos que essa é a solução para acabar com esse índice tão grande de assaltos”, informou o Presindente.

Por outro lado, Rosivaldo garantiu que a Câmara Municipal, bem como a Comissão de Transporte, estão abertas a discussões pertinentes a segurança pública, e nesse caso, no transporte coletivo. “Solicitei através de requerimento, que seja realizado uma audiência pública na CMM, para tratar justamente sobre estas questões aqui abordadas, precisamos realizar ações efetivas em conjunto com a polícia militar e civil para atuar nas áreas de maior índice de assaltos, chamadas manchas criminais, formando ainda um grupo de trabalho para envolver todos os órgãos públicos”, disse Rosivaldo.

Ainda na audiência, ficou acertado que se reunirão novamente no dia 31 de julho, no próprio MP, agora, outros órgãos, bem como o Sindicato dos Rodoviários serão convidados para fazer parte dessa conversa, que certamente garantirá a segurança de todos, “tanto o colaborador, como o usuário do transporte, não poderão jamais, saírem prejudicados”. Destacou Rosivaldo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.