O Vereador Rosivaldo Cordovil, presidente da 8° Comissão de Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade, presidiu a Audiência Pública para tratar sobre a Segurança nos transportes público coletivo, a intenção é coibir a circulação de dinheiro da catraca e assim reduzir o número de assaltos aos ônibus. Contamos com a presença do Superintendente da SMTU, o Coronel Ronaldo Brito; do Sr. Carmine Furletti, Presidente do Sinetram; o Sr. Fernando Borges, da Comissão de Transporte da OAB-AM; Sr. Givancir Oliveira, Presidente do Sindicato dos Rodoviários; Sr. Divanilson Cavalcante, representando a Secretaria de Segurança Pública -SSP/AM.
O número de assaltos aos coletivos cresceram nos últimos meses, de Janeiro a Agosto deste ano foram 2.542 assaltos, em 2015 foram 2.918 assaltos, e em 2016 foram 3.289. São mais de 2.500 assaltos por ano, em média 150 vítimas por dia dos assaltantes, em torno de 12 assaltos diários nos transportes coletivos. Em várias cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Campo Grande, São Paulo entre outras não fazem uso do dinheiro nas catracas, como isso o índice de assaltos diminuiu consideravelmente. Foi criado um aplicativo pelo Sinetram, para diminuir a espera e os assaltos nos pontos de ônibus, esse aplicativo informa o horário do ônibus que irá passar naquele local, assim o passageiro calcula o horário que precisa ir até ao ponto de ônibus.
Segundo o Superintendente da SMTU, Ronaldo Brito, está sendo realizado estudos para o Projeto piloto “LINHA SEGURA”, de início serão as linhas 037, 050, 056 e 081. Essas linhas serão as primeiras a serem testadas com a inibição da circulação de dinheiro na catraca. A SMTU encaminhou um convênio à Polícia Militar, para revistas diárias nos coletivos, prevenindo os assaltos aos mesmos.
Durante a Audiência houve algumas sugestões para diminuir o índice de assaltos, são eles a Criação de uma Delegacia Especializada para esse tipo de crime, Linha Segura que retira o uso de dinheiro nas catracas, Parceria entre as Empresas de Ônibus e a SSP, tornar os aparelhos furtados inutilizáveis, Aumento do ponto de vendas de créditos, Unificar o Centro de Controle Operacional do Estado e das Empresas. Assim tornando a vida dos usuários mais segura.
Confira fotos abaixo: