CMM destaca Associação Amigos para Sempre em homenagem ao Dia do Idoso

Com o plenário lotado por mais de 150 idosos integrantes da Associação Amigos para Sempre, entidades sem fins lucrativos com sede no Complexo Desportivo Vila da Pátria, na rua Voluntários da Pátria, bairro São Jorge, zona Oeste de Manaus, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou, na manhã desta quinta-feira (5), uma Sessão Solene em comemoração do Dia do Idoso, celebrado no dia 1º de Outubro.

Na homenagem, de autoria do presidente da Comissão Permanente de Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade, vereador Rosivaldo Cordovil (PODE), um grupo de dança de idosos do Centro de Formação Vida Alegre, também Vila da Prata, fez uma apresentação de carimbó, fazendo com que os participantes se movimentassem ao som da dança no plenário.

A entidade, criada no dia 7 de Outubro de 2002, promove a assistência social nas áreas da educação, cultura, esporte, religiosa, bem como proporciona qualidade de vida com atividades físicas aos idosos e suas famílias, e completa, agora em Outubro, 15 anos, como destacou Rosivaldo Cordovil, ao saudar os presentes.

Rosivaldo Cordovil ressaltou a importância do trabalho social realizado pela entidade, ao destacar que a união faz a diferença há 14 anos no bairro, chegando agora aos 15. “O projeto representa qualidade de vida, mudança no comportamento em pessoas que estavam com depressão e passando por desanimo, que não podiam se locomover e a partir desse momento novo, passaram a ter uma nova maneira de viver”, disse ele, ressaltando que as parcerias realizadas pela Prefeitura de Manaus, resultaram nas academias ao ar livre que passaram a ocupar as praças públicas.

De acordo com Cordovil, os espaços criados na cidade, voltados à comunidade, aos idosos e à juventude, trouxeram de volta as famílias às praças. Ressaltou que como vereador, está tendo a oportunidade de defender na Câmara a bandeira dos idosos.

O vereador anunciou que no próximo dia 7, quando a Associação completar 15 anos, o Anfiteatro da Ponta Negra virará palco de um Aulão de atividades físicas voltado para a 3ª Idade. A Associação Amigos Para Sempre está hoje em vários polos da cidade, voltados para melhorar a qualidade de vida dos idosos.

Na ocasião, a presidente da Associação, Raimunda Miriam Pereira, foi homenageada com uma placa comemorativa à data. Emocionada, a presidente da entidade lembrou do pai, seu Manoel Vasconcelos da Costa, o Vovó, 84, já falecido, e da mãe Marildes da Costa, a Vovó, 81, motivações maior para a formação da entidade. Ela agradeceu a todos os associados, que “com responsabilidade e comprometimento se propuseram a ter mais qualidade de vida, com os seus incansáveis professores sempre dispostos a ajudar”.

Também prestigiaram o evento, o promotor de Justiça, Mirtil do Vale, o defensor público Ali Assad Hamade de Oliveira e os representantes da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Engrácia Castro, do Comando Militar da Amazônia (CMA), coronel Sandro Augusto, da Aeronáutica, tenente Maria do Socorro da Silva (Ala 8) e a gerente de Eventos da Fundação Dr. Thomas e do Parque do Idoso, Bárbara Dinah dos Santos.

Durante o evento, o promotor Mirtil do Vale palestrou sobre a situação atual do idoso, fazendo uma reflexão a respeito do envelhecimento e chamando a atenção para os direitos dos idosos, que não são respeitados. “Existem casos de filhos que agridem mães e pais, filhos que não percebem a importância deles em suas vidas e que um dia também vão se tornar idosos e oxalá tenham alguém que os acolham”, disse.

Na promotoria, segundo ele, se deparam com casos de filhos que exploram pai e mãe, casos de abandono, de idosos que hoje estão vivendo em situação de abandono, vulnerabilidade e risco social. Para ele, o Dia dos Idosos tem que ser todos os dias, mas infelizmente hoje ainda não existe respeito por eles, visto isso no dia a dia, quando não se respeita a vaga nos estacionamentos, quando não conseguem vaga para atendimento à saúde no posto médico. “Não me sinto muito feliz de comemorar a data, não completamente feliz, mas um dia isso vai mudar”, disse, sugerindo que os pais têm que passar por meio da educação dos filhos, o respeito com os idosos.

O promotor sugeriu que a Casa Legislativa aproveite e torne obrigatório, por meio de lei, o respeito aos idosos e seus direitos nas escolas, como educação transversal. “Temos que trabalhar as crianças para que o futuro seja bem melhor”, assegurou. “Até 2050 a população mundial vai triplicar e teremos em todos os lugares pessoas idosos, e a população tem que estar preparada para líder com os idosos, desde casa até o calçamento das ruas”, afirmou.

O coral da Câmara, sob a regência do maestro Jonhy Moirer, executou o Hino Nacional Brasileiro, no início da solenidade, e encerrou com o Hino do Município de Manaus.

Texto: Nely Pedroso – DIRCOM/CMM

Foto: Robervaldo Rocha - Dircom/CMM

Deixe uma resposta