Foto Mário Oliveira / Semcom

Rosivaldo Cordovil participou da premiação aos professores da rede municipal de ensino por desempenho positivo no Ideb

O vereador Rosivaldo Cordovil (PODE), participou da reunião na sede da Prefeitura de Manaus, onde o prefeito Arthur virgílio (PSDB) anunciou a premiação no total R$12 milhões aos professores da rede municipal de ensino, pelos resultados positivos obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Cordovil, salientou a importância desse tipo de reconhecimento, pois a educação sempre será prioridade. E os nossos mestres merecem o reconhecimento por seus méritos”.

Foto Mário Oliveira / Semcom
Foto Mário Oliveira / Semcom

O que é o Ideb

O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. Para fazer essa medição, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) utiliza uma escala que vai de 0 a 10. A meta para o Brasil é alcançar a média 6.0 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Suécia.

Criado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep) em 2007, o Ideb sintetiza em um único indicador dois conceitos importantes para aferir a qualidade do ensino no país:

  1. Fluxo: representa a taxa de aprovação dos alunos;
  2. Aprendizado: corresponde ao resultado dos estudantes no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), aferido tanto pela Prova Brasil, avaliação censitária do ensino público, e a Aneb, avaliação amostral do Saeb, que inclui também a rede privada.

Com o Ideb, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo. A combinação de ambos tem também o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.

O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.