Na manhã desta sexta-feira (18), o Vereador Rosivaldo Cordovil participou da Sessão Solene em Homenagem aos 68 anos da Guarda Civil Metropolitana de Manaus. Na ocasião participou o Tenente Cel. Darcelo Cavalcante Gomes, secretário Municipal da Casa Militar; Sr. 1º Tenente Anderson Rodrigues do Nascimento, representando o 9º Distrito Naval; Sr. Elton Marinho da Silva, chefe da Sessão Institucional, representando a Ala 8; Sr. Diego Coelho Xavier, Diretor do Departamento do Comando da Guarda Municipal.
No dia 15 de junho de 1949, foi criada através da Lei nº 132 criou a Guarda Municipal de Parques e Jardins. No dia 07 de junho de 1989, foi criada por meio da Lei nº 2009, a Assistência Militar da Prefeitura Municipal de Manaus, e em seu Artigo 6º, a Guarda de Segurança Municipal. No dia 11 de janeiro de 1991, Lei nº 052 modificou a nova estrutura básica da Administração Direta, passando para Gabinete Militar. O órgão coordena, também, a Guarda Municipal Metropolitana, além de formular e articular a Política Municipal de Defesa Civil. São duas corporações bastante importantes para nossa sociedade. A Defesa Civil estabelece estratégias e diretrizes para orientar as ações relativas à prevenção de desastres e, em especial, ao planejamento e promoção da defesa contra inundações. Também instrui os processos para reconhecimento de situações de emergência e de calamidade pública.
A guarda civil metropolitana tem como lema “Servir e Proteger”, onde sua atuação é estar sempre nas praças, nas ruas em locais públicos entre outros monumento da nossa cidade, são sempre incassáveis, estão sempre prontos a cuidar, servir e proteger nossos patrimônios públicos. “Tenho um carinho enorme por estes servidores”, finalizou Cordovil.